Análise Literária

Sinestesia

Próximo → 
Hipérbole


💡 A sinestesia é uma figura de linguagem que consiste na combinação de diferentes sensações físicas, percebidas por órgãos de sentidos distintos, em uma única expressão (“cheiro doce” ou uma “voz áspera”).

 

SINESTESIAS METALINGUÍSTICAS E DE SUBVERSÃO FORMAL: PALADAR, OLFATO, TATO E MOVIMENTO NA ESCRITA PÓSTUMA

  • A Taça de “Outro Vinho” e o “Sentimento Amargo e Áspero” (Visão, Paladar e Tato): No prólogo da terceira edição, ao filiar o romance à chamada “forma livre” de escritores humorísticos e digressivos como Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Almeida Garrett, o texto recorre à imagem de uma taça que, embora apresente lavores visuais de igual escola estética, carrega em seu interior “outro vinho”. Nessa transposição sinestésica entre a forma literária e os sentidos do paladar e do tato, o vinho amargo traduz o “sentimento amargo e áspero” e as “rabugens de pessimismo” que habitam a alma da narrativa sob uma superfície aparentemente risonha.
  • A “Pena da Galhofa”, a “Tinta da Melancolia” e a Textura “Ríspida” da Voz: Logo no prólogo Ao Leitor, o tom matriz do romance é sintetizado pelo “conúbio” entre dois instrumentos que cruzam o gesto gráfico-visual e a sonoridade afetiva: a “pena da galhofa” — que instaura o riso zombeteiro, o deboche afiado e a ironia corrosiva — e a “tinta da melancolia”, substância escura que mancha cada página com uma tristeza espessa. No Capítulo 4 (A Ideia Fixa), essa oscilação de humores e timbres é autodefinida como uma “filosofia desigual”, cujo tom assume uma aspereza tátil “ríspida” e austera num instante para, logo em seguida, converter-se em aberta zombaria.
  • O “Cheiro de Sepulcro” e a Marcha Cinestésica e Sonora dos Ébrios: No Capítulo 71 (O Senão do Livro), a voz narrativa realiza um cruzamento direto entre o texto verbal e o olfato ao confessar metalinguisticamente que a sua obra possui vícios e “cheira a sepulcro”. Ato contínuo, a estrutura digressiva do livro é traduzida por uma fusão cinestésica, visual e auditiva quando o narrador compara o próprio estilo ao caminhar dos ébrios, que “guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem”, espelhando na própria forma literária a volubilidade mental e o ócio da elite rentista do Império.
  • A Prosa “À Fresca e à Solta” contra a Eloquência “Tesa, Engomada e Chocha”: No Capítulo 9 (Transição), ao gabar-se de conservar “todas as vantagens do método, sem a rigidez do método”, o narrador mobiliza sensações táteis e térmicas ligadas ao vestuário para defender uma escrita que caminha “à fresca e à solta”, desprovida das amarras de “gravata nem suspensórios”. Em contrapartida, a retórica artificial da sociedade burguesa é qualificada sinestesicamente como “tesa, engomada e chocha” — fundindo a rigidez tátil da goma ao vazio sonoro e insípido do discurso —, reflexo do “esqueleto inútil das ciências” e da “fraseologia polida” guardada pela elite coimbrã apenas para “despesas de conversação” nos salões da Corte.
  • A Lavagem Tátil das Sílabas em O Bibliômano: Na prolepse externa do Capítulo 72 (O Bibliômano), que projeta a narrativa setenta anos no futuro, um colecionador magro, amarelo e grisalho adquire as Memórias Póstumas por duzentos réis num alfarrabista e, com uma lente no olho direito, lê, relê, treslê, espaneja e lava as sílabas em busca de um “despropósito” oculto. Ao atribuir ações físicas e táteis de limpeza (“espanar” e “lavar”) às unidades fonéticas e visuais da palavra, a cena satiriza a miopia intelectual e o fetichismo acadêmico que se apega apenas à raridade material de um “exemplar único”.

 

SENSORIALIDADE TANATOLÓGICA, CORROSÃO TEMPORAL E O ESFRIAMENTO DOS AFETOS

  • As “Frias Carnes”, o Verme Roedor e a “Chuvinha Triste”: O rebaixamento materialista da vaidade humana inaugura a obra já na dedicatória fúnebre consagrada ao primeiro verme que roeu as “frias carnes” do cadáver do protagonista, unindo a sensação térmica do corpo inerte à voracidade biológica da putrefação. No relato do enterro no Capítulo 1 (Óbito do Autor), a percepção física e visual do clima funde-se à melancolia psicológica na imagem da “chuvinha miúda, triste e constante” que acompanha os onze amigos, enquanto a sonoridade inflamada do discurso fúnebre à beira da cova é esvaziada pela frieza contábil das “vinte apólices” deixadas no testamento.
  • O Silêncio Lúgubre, o Bálsamo de Ezequias e a “Baba de Caim”: No Capítulo 6, a chegada de Virgília ao quarto do moribundo articula um tenso quadro visual e auditivo: a visitante surge pálida, comovida e trajada de preto no umbral da porta, imersa num silêncio que suspende o tempo cronológico. Nessa analepse subjetiva, a memória atua sensorialmente como um anestésico e um bálsamo superior a qualquer “água da Juventa”, operando um milagre semelhante ao do rei bíblico Ezequias ao fazer recuar a sombra visual do sol até os dias juvenis. Todavia, o ceticismo realista logo desfaz a miragem ao sentenciar que a felicidade presente jamais é confiável por carregar intrinsecamente uma gota repulsiva da “baba de Caim”.
  • O Toque Cadavérico, as Laranjeiras Estéreis e os “Corações Murchos”: Ao longo do romance, a passagem do tempo — definido como cruel “ministro da morte” — demole o idealismo amoroso do Romantismo por meio da degradação visual e tátil dos corpos e dos sentimentos. Enquanto o ardor juvenil pela cortesã Marcela (precificado em “quinze meses e onze contos de réis”) encerra-se na visão da mulher envelhecida e desfigurada pela varíola no fundo de uma loja, o longo adultério com Virgília esgota-se em sensações de esterilidade e frio mortuário. No Capítulo 95, o impacto do aborto traduz-se no silêncio mudo do protagonista contemplando as laranjeiras estéreis; no Capítulo 97, o beijo na testa dado na casinha da Gamboa faz Virgília recuar imediatamente como se tocasse num cadáver, materializando no tato a morte física da paixão; e, no reencontro final à beira do leito de morte, a antiga amante de cinquenta e quatro anos resume-se a uma “formosa ruína” diante da qual só restam “corações murchos”.

 

FISIOLOGIA DA VIOLÊNCIA SOCIAL, ESNOBISMO SENSORIAL E SÁTIRA FILOSÓFICA

  • O Esnobismo Palatal do “Luncheon” e os Dedos Queimados de Dona Plácida: No Capítulo 73 (O Luncheon), a descrição do lanche na casa da Gamboa, cercada de pormenores fúteis e batizada pelo estrangeirismo “luncheon”, evidencia como a burguesia fluminense utiliza o refinamento gastronômico e sonoro do vocabulário europeu para higienizar os seus encontros clandestinos. Em choque direto com esse deleite aristocrático, os Capítulos 74 e 75 desnudam o determinismo social através do sofrimento tátil e térmico de Dona Plácida, cuja existência miserável resume-se a ter sido chamada ao mundo exclusivamente para “queimar os dedos no fogo”, costurar, padecer e terminar sem glória na lama ou no hospital.
  • O Jugo de Prudêncio e o Sangue no Calabouço de Cotrim: A naturalização da barbárie escravocrata no Brasil Imperial manifesta-se pelo contraste entre o verniz polido da elite e a brutalidade física imposta aos corpos cativos. Nas memórias da infância como “menino diabo”, Brás Cubas recorda o sadismo tátil e motor com que montava o menino negro escravizado Prudêncio como um cavalo de carga sob o domínio de cordéis e pancadas de varinhas, violência que o próprio Prudêncio reproduz décadas depois ao surrar um escravizado na praça do Valongo. No Capítulo 123 (O Verdadeiro Cotrim), a fachada de honradez e “sentimentos pios” do cunhado Cotrim é desmascarada pela imagem visceral e cromática dos escravizados que desciam frequentemente do calabouço a escorrer sangue.
  • A Perversão Sensorial no “Humanitismo” e a Aridez Final “Das Negativas”: Na sátira ao cientificismo e ao darwinismo social oitocentistas, a filosofia do “Humanitismo” de Quincas Borba subverte cinicamente os sentidos humanos ao decretar que a dor física é uma pura ilusão e ao converter a exploração e a violência em prazer gustativo e contemplação estética. A doutrina borbiana celebra tanto o paladar de um frango assado — nutrido com milho plantado por um africano escravizado trazido de Angola — quanto o espetáculo visual e sonoro da briga sanguinária de dois cães famintos disputando um osso sem carne (Capítulo 122) como operações sublimes da substância universal (Humanitas). Por fim, após o assombro visionário diante da indiferença cósmica de Pandora no Capítulo 7 (O Delírio), todo o tumulto sensorial da existência dissolve-se na secura contábil e letárgica do capítulo “Das Negativas”, no qual a voz póstuma celebra, sob o pessimismo de matriz schopenhaueriana, o “pequeno saldo” positivo de não ter tido filhos e não ter transmitido a nenhuma criatura o legado da miséria humana.

Próximo → 
Hipérbole

gemini generated image rhp3jcrhp3jcrhp3 (1) (1)

Guias de estudos literários para todos os tipos de leitores.

Contato

© 2026 All Rights Reserved.