💡 O símbolo é um elemento concreto (como um objeto ou imagem) que é utilizado para representar ou sugerir uma ideia, sentimento ou conceito abstrato.
A PENA DA GALHOFA, A TINTA DA MELANCOLIA E A TAÇA DE “OUTRO VINHO”
A Dualidade dos Instrumentos de Escrita: Apresentados logo no prólogo Ao Leitor, a “pena da galhofa” e a “tinta da melancolia” constituem os símbolos matrizes do estilo e da cosmovisão da obra. Enquanto a pena simboliza a forma irônica, o deboche afiado, a zombaria constante e o humor negro como mecanismos de defesa intelectual, a tinta representa a substância trágica, a tristeza espessa e a consciência aguda da finitude humana que mancham cada página.
A Taça e o Vinho do Pessimismo: No prólogo da terceira edição, o romance recorre ao símbolo de uma taça que, embora apresente lavores de igual escola estética — a chamada “forma livre” de autores digressivos como Laurence Sterne e Xavier de Maistre —, carrega em seu interior “outro vinho”. Esse líquido amargo simboliza as “rabugens de pessimismo” próprias do Realismo machadiano, que expõe um sentimento áspero e desencantado sob uma superfície aparentemente risonha.
O Vestuário sem “Gravata nem Suspensórios”: No Capítulo IX, o texto utiliza a metáfora de uma escrita que caminha “à fresca e à solta”, livre de “gravata nem suspensórios”, em oposição à retórica “tesa, engomada e chocha” vigiada pela “vizinha fronteira” e pelo “inspetor de quarteirão”. Esses símbolos vestuários e urbanos representam a recusa às cartilhas literárias engessadas do século XIX e o desprezo pelo policiamento moral e estético da sociedade.
O VERME, A CAMPA (“OUTRO BERÇO”) E A “ERRATA PENSANTE”
O Primeiro Verme Roedor: A dedicatória fúnebre consagrada com “saudosa lembrança” ao primeiro verme que roeu as frias carnes do cadáver do protagonista simboliza o rebaixamento materialista da soberba humana e o nivelamento implacável imposto pela morte. O verme inaugura o tom de escárnio da obra ao substituir os mecenas e as figuras ilustres das dedicatórias tradicionais pelo agente biológico da putrefação.
A Campa como “Outro Berço”: O túmulo deixa de simbolizar o encerramento definitivo para converter-se no berço literário do “defunto autor”. Essa inversão transforma a sepultura no símbolo máximo da liberdade ontológica, ética e estética, pois o estar situado no além-túmulo isenta o narrador da bajulação, do pudor e do medo do julgamento moral da sociedade dos vivos.
A “Errata Pensante”: Refutando a máxima clássica de Pascal de que o homem seria um “caniço pensante”, o livro simboliza a espécie humana como uma “errata pensante”. Essa metáfora editorial representa a existência como uma sucessão de enganos e correções provisórias, na qual cada estação da vida tenta emendar a anterior até que o editor entregue a versão definitiva gratuitamente aos vermes.
O “EMPLASTO BRÁS CUBAS” E O TRAPÉZIO DA IDEIA FIXA
O Emplasto Anti-Hipocondríaco: Idealizado formalmente pelo protagonista na velhice como um medicamento cristão e filantrópico destinado a aliviar a melancolia da humanidade, o “Emplasto Brás Cubas” simboliza a futilidade intelectual e a hipocrisia das falsas benemerências burguesas. Na realidade, o fármaco é o emblema material da megalomania e do egoísta “amor da glória”, refletindo a sede vaidosa de Brás Cubas por ver seu nome estampado em caixinhas de remédio, prospectos, jornais e esquinas.
O Trapézio Cerebral: A obsessão pelo emplasto é simbolizada pela imagem de uma “ideia fixa” que se pendura e balança em um trapézio dentro do cérebro do narrador. Essa imagem representa o aprisionamento da razão humana por monomanias que conduzem tanto os estadistas quanto os loucos à ruína — e que, no caso do protagonista, o faz negligenciar o golpe de ar que lhe causa a pneumonia fatal aos sessenta e quatro anos.
O HIPOPÓTAMO, PANDORA E A LUTA ENTRE RAZÃO E SANDICE
O Hipopótamo em O Delírio: No Capítulo VII, o hipopótamo que resgata o protagonista moribundo e galopa velozmente rumo à “origem dos séculos” simboliza a perda do controle racional e a regressão vertiginosa da consciência humana diante da agonia da morte.
Pandora (A Natureza): A figura colossal de Pandora, com quem Brás Cubas se depara no início dos tempos, simboliza a indiferença cósmica e brutal do universo perante o sofrimento individual. Simultaneamente mãe e inimiga, ela personifica a engrenagem voraz da vida e a marcha implacável do tempo, que devora gerações sem qualquer propósito moral ou providência divina.
A Disputa entre a Razão e a Sandice: No Capítulo VIII, a mente exausta do doente é simbolizada como um campo de batalha onde a Razão expulsa a Sandice (a loucura). Essa alegoria questiona a arrogância do racionalismo humano, demonstrando a tênue fronteira que separa a lucidez do delírio.
A TANOARIA DE DAMIÃO E AS “TREZENTAS CUBAS”
Os Tonéis da Tanoaria: O ofício manual de tanoeiro exercido pelo verdadeiro patriarca fundador da linhagem, Damião Cubas, simboliza a origem plebeia, operária e atrelada ao suor do trabalho braçal que formou a base financeira da família antes de sua transição para a lavoura e o acúmulo de cabedal.
O Calembour das Trezentas Cubas: A lenda inventada pelo pai do protagonista — segundo a qual o sobrenome derivava de um cavaleiro heroico que arrebatara trezentas cubas aos mouros na África — simboliza a vergonha de classe e a falsificação genealógica da elite patrimonialista brasileira. O trocadilho (calembour) desnuda uma aristocracia rentista que desprezava o trabalho produtivo e forjava passados de falsa fidalguia para legitimar seus privilégios na Corte.
O “CAVALO DE MONTARIA” (PRUDÊNCIO) E OS SÍMBOLOS DA ESCRAVIDÃO
O Menino Escravizado como Montaria: Nas memórias de infância do “menino diabo”, o uso cotidiano do menino negro escravizado Prudêncio como um cavalo de carga — submetido a freios de cordel e pancadas de varinhas — atua como um símbolo contundente da desumanização e do despotismo escravocrata. A cena sintetiza como a barbárie senhorial era naturalizada desde o berço nas casas-grandes sob a conivência permissiva do patriarcado.
O Chicote na Praça do Valongo: Anos mais tarde, a imagem de Prudêncio, já alforriado, açoitando impiedosamente um escravizado que ele próprio comprara na praça do Valongo simboliza a internalização perversa e a reprodução estrutural da opressão.
O Calabouço e as Irmandades Religiosas de Cotrim: Na figura do cunhado Cotrim, o calabouço onde escravizados sangravam sob castigos e as irmandades religiosas que recebiam suas doações caritativas simbolizam a dupla face da hipocrisia imperial, que purificava os crimes da escravidão e do contrabando de africanos com o verniz da devoção cristã e da honra burguesa.
O PAVÃO, A ÁGUIA E A BARRETINA DA GUARDA NACIONAL
O Pavão e a Águia: Na equação amorosa e política avaliada por Virgília, os dois pretendentes são reduzidos a símbolos zoológicos que representam facetas da classe dominante. Brás Cubas é o “pavão”, símbolo da vaidade estéril, da ostentação ociosa e da inconstância diletante. Lobo Neves é a “águia”, símbolo do ímpeto pragmático, do carreirismo burocrático e da ambição de poder capaz de garantir à esposa o cobiçado título de marquesa.
A Barretina Parlamentar: A proposta legislativa de Brás Cubas para reduzir duas polegadas da barretina da guarda nacional — embasada em comparações rasas entre palmeiras e chorões — simboliza a mediocridade, a farsa diplomática e o vazio intelectual do parlamento imperial.
O PENTE DE DIAMANTES, A “FLOR DA MOITA”, A GAMBOA E AS LARANJEIRAS ESTÉREIS
O Pente de Diamantes e o Relógio Furtado: No arco da cortesã Marcela — cujo amor durou “quinze meses e onze contos de réis” —, o caríssimo pente de marfim encastoado de diamantes comprado na Rua dos Ourives simboliza a mercantilização absoluta dos afetos e a precificação do desejo. De modo análogo, o relógio furtado por Quincas Borba durante um abraço efusivo no Passeio Público simboliza a falsidade das demonstrações sentimentais convertidas em utilitarismo e sobrevivência.
A “Flor da Moita” (Eugênia): O epíteto atribuído à jovem Eugênia simboliza a origem ilícita de sua concepção e o contraste entre sua singeleza moral e o defeito físico de ser coxa de nascença. A sua claudicação congênita funciona como o símbolo que desmascara a covardia estética e a submissão de Brás Cubas à tirania das aparências sociais.
A Casinha da Gamboa e o Luncheon: O refúgio recôndito na Gamboa, onde Brás e Virgília consumam seu adultério acobertados pela miserável Dona Plácida, simboliza a arquitetura da hipocrisia burguesa, para a qual o crime moral não residia na traição íntima, mas no escândalo público. O uso do estrangeirismo luncheon para descrever os lanches clandestinos no local simboliza o esnobismo aristocrático que higienizava a transgressão com costumes europeus.
As “Laranjeiras Estéreis”: Contempladas silenciosamente pelo protagonista no Capítulo 95 logo após receber de Lobo Neves a notícia do aborto de Virgília, as laranjeiras estéreis simbolizam a própria esterilidade biográfica, afetiva e criativa de Brás Cubas. Elas prefiguram a incapacidade do narrador de gerar qualquer legado duradouro, culminando no saldo niilista do capítulo “Das Negativas”, onde a ausência de filhos é celebrada como o único triunfo contra a perpetuação da miséria humana.
A “FORMOSA RUÍNA”, A CRUZ TIPOGRÁFICA E OS CÃES DO HUMANITISMO
A “Formosa Ruína” e as Marcas da Varíola: A descrição arquitetônica de Virgília aos cinquenta e quatro anos como uma “formosa ruína” à beira do leito de morte do narrador — assim como o rosto envelhecido de Marcela devastado pelas bexigas (varíola) no fundo de uma loja — simboliza a ação corrosiva do tempo como implacável “ministro da morte”. Essas imagens sepultam a idealização romântica, provando que as paixões estão sujeitas à degradação biológica e ao esvaziamento em “corações murchos”.
As Vinte Apólices e a Cruz do Epitáfio de Nhã-loló: No enterro do protagonista sob uma “chuvinha miúda, triste e constante”, o legado oculto de “vinte apólices” no testamento simboliza o interesse financeiro que inflama até mesmo a oratória fúnebre. Já no Capítulo 125, a inscrição tumular de Nhã-loló desenhada graficamente em formato de cruz simboliza a falência da retórica mundana e dos projetos de ascensão matrimonial perante a concretude seca da finitude.
Os Cães Disputando um Osso e o Frango Assado: Dentro da sátira filosófica do “Humanitismo” de Quincas Borba, a briga sanguinária de dois cães de rua famintos por um osso sem carne (Capítulo 122) e o frango assado alimentado com milho plantado por um africano escravizado trazido de Angola operam como símbolos cruéis do darwinismo social e da exploração humana. Ambos desnudam como os sistemas cientificistas e deterministas do século XIX serviam de cortina intelectual para racionalizar a fome, a guerra, a escravidão e a lei do mais forte como engrenagens sublimes de conservação universal.